PREPARO:
É preciso suspender os comprimidos de cálcio 24 horas antes do exame.
Os pacientes que realizaram exames radiológicos com contraste deverão aguardar, no mínimo, uma semana para agendar a densitometria óssea.
No dia do exame, é necessário vestir roupas que não tenham botão ou zíper para facilitar a aquisição da imagem.
Esse exame não é recomendado para mulheres grávidas.
COMO É FEITO O EXAME?
Após o preenchimento da ficha de cadastro, o paciente será encaminhado à sala de exame e o seu peso e altura serão aferidos.
Não é necessário retirar a roupa, entretanto, as peças de metal e os botões deverão ser retirados para evitar artefatos na aquisição.
O paciente será orientado a deitar na maca do aparelho e deverá permanecer imóvel por, aproximadamente, 10 minutos. Para a aquisição dos dados da coluna lombar, uma almofada será colocada sob as pernas para que a coluna fique reta.
Para a aquisição do fêmur, a perna do paciente a ser analisada deverá ficar estendida e discretamente rodada.
Em alguns casos, o antebraço também pode ser avaliado. Esse procedimento é um pouco mais demorado e necessita da colaboração e da paciência do paciente, que deverá sentar-se em uma cadeira ao lado do equipamento e apoiar o seu antebraço na maca por meio de um suporte. O tempo médio dessa aquisição é de 10 minutos e o paciente deverá permanecer imóvel nesse período.
Durante o exame, um braço de metal do equipamento irá se mover de um lado para o outro da maca, sobre as regiões a serem analisadas. O exame é fácil, indolor e a exposição à radiação é mínima.