ORIENTAÇÃO PARA O EXAME

Cintilografia com Octreotide

A cintilografia com Octreotide é um exame que utiliza um radiofármaco para diagnosticar tumores neuroendócrinos. O octreotídeo, um análogo da somatostatina, é marcado com um radionuclídeo para ser injetado no paciente. As células tumorais com receptores de somatostatina absorvem o radiofármaco, que é detectado por um equipamento de cintilografia. A imagem obtida permite localizar e avaliar a extensão do tumor.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA O EXAME

Ao chegar a clínica no dia e horário marcados para o exame o paciente deve ir até a recepção para que sejam iniciados os procedimentos necessários para a realização do exame.

Para garantir que o seu exame seja realizado leia e siga atentamente os passos descritos abaixo:

Jejum de 6 horas no primeiro dia do exame.

Interrupção da terapia oral com octreotídeo 24 horas antes do exame.

Informar sobre o uso de medicação injetável no dia que marcar seu exame (recomendável realizar o exame o mais perto possível da próxima injeção de Sandostatina de depósito – com 3 semanas de distância da última dose)

Esse exame não é recomendado para mulheres grávidas e/ou em período de amamentação.

COMO É FEITO O EXAME?

Após o preenchimento do seu cadastro, será administrada por via endovenosa o radiofármaco, e, após 4h e 24 horas depois da injeção o paciente será posicionado no aparelho para a aquisição das imagens, que podem durar 40 minutos. No intervalo entre as imagens o paciente poderá sair da clínica e se alimentar.