ORIENTAÇÃO PARA O EXAME

CINTILOGRAFIA DE VIABILIDADE MIOCÁRDICA COM TÁLIO 201

A cintilografia de viabilidade miocárdica com tálio 201 é um exame de imagem que utiliza material radioativo para avaliar o fluxo sanguíneo e a função cardíaca. É útil na identificação de áreas do coração que estão comprometidas ou com baixa viabilidade.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA O EXAME

Ao chegar a clínica no dia e horário marcados para o exame o paciente deve ir até a recepção para que sejam iniciados os procedimentos necessários para a realização do exame.

Para garantir que o seu exame seja realizado leia e siga atentamente os passos descritos abaixo:

PREPARO: 

Não é necessário jejum.

Informar os medicamentos que faz uso e se possível trazer todos os exames cardiológicos recentes.

Confirmar a presença um dia antes.

COMO O EXAME É FEITO:

Neste exame, administra-se por via endovenosa uma pequena quantidade do radiofármaco (Tálio 201), após 10 minutos o paciente é colocado na maca do aparelho por volta de 30 a 40 minutos, para a realização das imagens.

Logo após, o paciente é orientado a voltar na clínica 4 horas depois, para obtenção de novas imagens, ao final, o paciente recebe uma nova dose do radiofármaco (Tálio 201) e deve voltar no dia seguinte, para a realização de imagens de 24 horas.

Essa etapa de obtenção de imagens levará em torno de 40 minutos.

Em algumas situações o exame deverá ser feito em condições de estresse físico ou farmacológico, nesta ocasião as orientações a serem seguidas são as da cintilografia de perfusão miocárdica.