ORIENTAÇÃO PARA O EXAME

CINTILOGRAFIA ÓSSEA

A cintilografia óssea com ou sem fluxo sanguíneo é um exame que utiliza radiofármacos para avaliar a estrutura óssea e a atividade de suas células. O exame é útil no diagnóstico de fraturas, osteomielite e outras doenças ósseas, assim como é muito utilizado na avaliação de pacientes oncológicos.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA O EXAME

Ao chegar a clínica no dia e horário marcados para o exame o paciente deve ir até a recepção para que sejam iniciados os procedimentos necessários para a realização do exame.

Para garantir que o seu exame seja realizado leia e siga atentamente os passos descritos abaixo:

PREPARO

É um método de diagnóstico que utiliza uma pequena quantidade de material radioativo (traçador) com o objetivo de avaliar o metabolismo ósseo. É indicado na investigação de dores ósseas, metástase, fraturas, lesões ósseas desportivas, processos inflamatórios/infecciosos, traumas, necroses avasculares, tumores ósseos benignos e malignos, avaliação de processos articulares inflamatórios, entre outros. Esse material radioativo não provoca reação, não é prejudicial à sua saúde e a exposição à radiação é mínima. 

Não é necessário o jejum e nem a suspensão de medicamentos em uso. Não esquecer de trazer os exames de imagens referentes à doença em investigação. Esse exame não é recomendado para mulheres grávidas e/ou em período de amamentação.

COMO É FEITO

Após o atendimento inicial na recepção, o paciente será encaminhado à sala de injeção, onde será injetada uma pequena quantidade do traçador radioativo na veia, preferencialmente do antebraço. 

Depois da administração desse material radioativo, o paciente será orientado a aguardar, aproximadamente, entre 2 e 6 horas. Esse tempo é necessário para que o traçador se concentre nos ossos e o excesso seja eliminado pelos rins. 

Recomendamos que o paciente se hidrate bastante (tomar 2 a 3 copos de água ou suco) e que esvazie a bexiga várias vezes durante o período de espera. 

Não é necessário que o paciente permaneça na clínica nessa fase. 

Ao retornar, o paciente será encaminhado à sala de exame, após esvaziar completamente a bexiga, e será posicionado na maca do aparelho. Uma série de imagens do corpo inteiro será adquirida num intervalo de tempo de, aproximadamente, 20 a 40 minutos. Imagens adicionais de 24 horas podem ser requisitadas, principalmente quando a área suspeita estiver na região púbica, nas mãos e nos pés. 

Observações importantes: 

Alguns estudos devem ser realizados com a fase de fluxo sanguíneo. Nesses casos, o paciente será encaminhado à sala de exame e a injeção será feita no aparelho. Imagens serão obtidas imediatamente após a injeção venosa do traçador.