PREPARO:
É necessário um jejum de 4 horas. Recém-nascidos podem ter o jejum reduzido para 2 horas.
Para adultos, solicitamos que traga 1 litro de iogurte, leite ou leite de soja.
Para crianças, trazer leite (materno ou de vaca ou de soja) ou iogurte (+/- 1 litro) e duas mamadeiras.
Caso a amamentação seja exclusiva de leite materno, trazer somente uma mamadeira.
Não é recomendado o uso de sucos ou água, pois estes apresentam tempo de esvaziamento gástrico mais rápido que o leite e seus derivados, reduzindo a sensibilidade do método.
A critério médico, suspender medicamentos como: Bromoprida, Prepulsid, Digesan, Plasil, Plamet etc. dois dias antes do exame.
COMO É FEITO O EXAME?
Uma pequena quantidade de material radioativo será adicionada a uma porção de leite. Essa solução será fornecida ao paciente que, em seguida, deverá ingerir o restante do leite.
É importante que todo o leite seja ingerido para que o estômago fique cheio, proporcionando dessa forma, a ocorrência de um eventual refluxo.
Imediatamente após a ingestão do leite, o paciente será encaminhado à sala de exame e posicionado na maca do aparelho. Ele deverá permanecer deitado, imóvel, por aproximadamente 20 minutos. Caso o paciente seja criança, é necessário o uso de faixas adesivas para restrição.
Esse procedimento é necessário, porque a sedação não é recomendada.
Em caso de pesquisa de aspiração pulmonar, o paciente deverá retornar à clínica em 04 e 24 horas após administração do material radioativo. Imagens do tórax serão adquiridas para avaliar se o traçador ingerido se acumulou nos pulmões. Neste caso, o paciente será novamente posicionado na maca do aparelho e permanecerá deitado de 5 a 10 minutos.