ORIENTAÇÃO PARA O EXAME

PESQUISA DE REFLUXO GASTROESOFÁGICO

Exame de medicina nuclear para detectar o refluxo gastroesofágico, que ocorre quando parte do conteúdo do estômago volta para o esôfago.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA O EXAME

Ao chegar a clínica no dia e horário marcados para o exame o paciente deve ir até a recepção para que sejam iniciados os procedimentos necessários para a realização do exame.

Para garantir que o seu exame seja realizado leia e siga atentamente os passos descritos abaixo:

PREPARO:

Jejum de 4 horas.

Recém nascidos,  jejum de 2 horas.

Adultos devem trazer 1 litro de leite, iogurte ou leite de soja.

Para crianças, trazer +/- 1 litro de iogurte, leite (de vaca ou de soja) e trazer também duas mamadeiras. Caso a criança se alimente exclusivamente de leite materno, trazer somente 1 mamadeira.

Caso a criança tenha intolerância a lactose, trazer o leite de uso habitual da criança, porém o leite não pode ser antirrefluxo, nem engrossado com produtos como Mucilon, Maizena ou qualquer outro da categoria.

Suspender dois dias antes do exame o uso de medicamentos como: Bromoprida, Prepulsid, Digesan, Plasil, Plamet.

COMO O EXAME É FEITO:

Inicialmente uma pequena quantidade de material radioativo será inserida em um pouco de leite, o paciente deverá ingerir e em seguida beber o restante do leite.

Assim que todo leite for ingerido, o paciente deve posicionar-se deitado na maca do aparelho por 20 minutos.

Caso o médico tenha solicitado, pesquisa de aspiração pulmonar, o paciente será orientado a retornar na clínica em um intervalo de 2 a 24 horas, após o primeiro processo, onde novas imagens serão realizadas.

Atenção: para o sucesso do procedimento, todo leite deve ser ingerido para que o estômago fique cheio e possivelmente provoque um refluxo.

Suco ou água não são recomendados para realizar a etapa de ingesta líquida, pois apresentam tempo de esvaziamento gástrico mais rápido que o leite e seus derivados, reduzindo a precisão do método.