irbmedicina@gmail.com

TERAPIA COM RADIOISÓTOPOS

TERAPIA COM RADIOISÓTOPOS

A terapia com radioisótopos consiste em uma modalidade de tratamento onde se utilizam medicamentos radioativos para obtenção do efeito desejado. Algumas dessas terapias já são aplicadas há décadas, contudo, novas terapias têm sido desenvolvidas nos últimos anos com grande expectativa quanto à disponibilização em nosso meio, assim como dos seus benefícios.

Esse tipo de tratamento utiliza um radionuclídeo emissor de radiação alfa ou beta, associados a fármacos ou traçadores que irão se acumular nas células-alvo doentes, depositando doses letais de radiação nestas células e poupando os tecidos sadios.

Uma parcela dos pacientes deve realizar exames específicos de medicina nuclear para determinar se o tratamento pode ser indicado, além de serem úteis para o planejamento terapêutico. Dependendo do tipo de doença, não há a necessidade desses exames. Em geral, a definição da necessidade de exames prévios, assim como de quais exames, depende da decisão conjunta entre o médico assistente e o médico nuclear.

As terapias com isótopos radioativos são aplicados tanto para doenças malignas, como doenças benignas. As principais indicações desses tratamentos incluem doenças da glândula tireoide, câncer de próstata e tumores neuroendócrinos. Algumas outras indicações, em situações específicas, podem ser avaliadas.

Os objetivos do tratamento vão desde prevenir eventuais recorrências da doença, tratar doenças que não tiveram resposta satisfatória aos esquemas prévios ou simplesmente buscar alívio dos sintomas, em quadros de doenças mais avançadas.

Cada tratamento possui particularidades que serão abordadas pela nossa equipe em cada atendimento ou na consulta de planejamento.

Somos uma clínica especializada em medicina nuclear.

FALE CONOSCO

NOSSAS REDES SOCIAIS

Copyright ©2020 Todos os direitos reservados ao IRB Medicina Nuclear.